segunda-feira, 27 de agosto de 2018

O Dragão

 
 
O dragão, a mais vil das criaturas, foi feito com o propósito de ser sobrepujado e testar a criação. O dragão também é servo de Deus. Servo sim, mas pelos piores motivos e razões e do pior jeito. Ele é aquilo que todos devem temer e resistir. Deus cria tudo com um propósito, até o dragão para o dia do castigo. Ele, o dragão, desde o princípio foi mentiroso e homicida e seu propósito é a destruição, se possível, ou a perversão das coisas criadas.
Ele é o dínamo que separa. Separa os homens de Deus. Separa os homens dos homens. Separa pais de filhos. Ele é o arquétipo maior do vilão. Ele será o maior inimigo a ser sobrepujado. É aquele que ao ser derrotado agiganta toda jornada do herói. Hoje o dragão não está longe, pelo contrário. Ele está muito perto. Ele está dentro de nós. Em cada bebê humano, cresce uma sombra, um mal que espreita em nossos pesadelos. Um mal que corrompe e apodrece a carne, mas principalmente oprime a alma. Ele se alimenta de seus pecados mais triviais e também dos mais obscuros. 


Por que Deus não mata, aniquila e bane o dragão, para o inferno, e acaba logo com essa história? Por isso, mesmo... Para não acabar logo com a história. E para que ao arrancar o joio não arranque o trigo também. De certa forma a semente do dragão, que é ele, está semeada e permeada em todas as ações, pensamentos e imaginação humanas. Sempre que o homem perde a luta contra a carne ele alimenta com o pó da terra carnal a serpente que no tempo certo tornar-se-á no dragão apocalíptico. Toda vez que o pecado edênico é repetido e a desobediência persiste na rebeldia o dragão triunfa. 


Deus permite que o dragão e sua semente continue. Até que se complete o número de escolhidos que vão nascer e despertar. Existem outros motivos que em momento propício será revelado, mas este é o principal. O dragão é o caminho das trevas. Assim como Deus quer reunir todos os filhos, escolhidos da luz e pela luz, antes de todas as criações, o dragão também quer reunir seus filhos sombrios.


Como Cronos, o "deus" grego, no final, devorará pela eternidade cada um de sua prole maligna, sejam principados ou potestades, homens ou anjos corrompidos, todos estarão no escaldante abismo que é o ventre do dragão. Ai sim o abismo será o inferno no lago de fogo. O covil do dragão.

 
Você pode acusar Deus de fazer o mal? Pode, mas Ele pagou esse preço para lhe dar algo maior ainda. O livre-arbítrio. A cruz, foi o preço da liberdade para os filhos de Deus que não encontraram ainda o Caminho. Deus pagou com tudo que tinha. Com cada gota de suor e sangue... Com cada grito de dor... Com paixão e amor, ousado e profundo. Ele se humilhou e se tornou homem. Para dar, ao homem, a liberdade de escolha entre possibilidade do bem e do mal. E cravou uma cruz no meio da história.



Reduziu-se a servidão, mesmo sendo mestre e rei se tornou servo de todos. Ele foi obediente e suportou a cruz e os vasos de ira. Ele desceu as profundezas trevosas do Hades para lhe salvar do inferno, de dentro para fora. Do alto a baixo. Ele foi separado do Filho para que você fosse filho. Aquele que não pecou, se tornou pecado por nós e morreu para que você tivesse vida. Deus diz ao dragão em eternidade em eternidade: "Para isto mesmo te levantei; para em ti mostrar o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra." Nessa vida teremos sofrimento, angústias e morte, mas assim como Deus não ficaremos na morte. Deus diz para você: "Você foi criado para a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou." Você foi preparado para as boas obras, do mesmo jeito que seus irmãos. Os filhos do dragão, por sua vez, para a derrota e vergonha eternas.


Essa glória é incomparável e reparadora de todo sofrimento que aqui nos rodeia. Algo tão alto que não podemos se quer imaginar. Se Deus, em seu filho preferiu morrer para ver o que você há de ser em Cristo não há de nos conceder infinitamente mais do que pensamos no mundo vindouro se confiarmos em sua promessa? Analise aqui também, amigo, quão bondoso é nosso Deus ao nos entregar aquilo que é mais precioso, Emanuel, Deus conosco, Jesus a cruz. Veja também o quão severo é Deus para com aqueles que ão de seguir o dragão matando o Cristo dentro de si.

Algo tão perverso e venenoso, que castigo nenhum há de reparar, se aos pés da cruz não nos rendermos em humilde submissão. A severidade e a bondade de Deus se rivalizam na cruz.

Para aprofundar-se no entendimento deste tema acesse outro texto presente aqui mesmo, neste blog. 

Um comentário:

  1. Gostei muito do seu texto meu amigo!
    O Dragão nunca se fez tão presente para nos levar para a escuridão. Acredito que somente através do Amor, o amar, como Jesus nos ensinou cada um pode se tornar uma centelha de luz, mas com a união de cada centelha o caminho pode se tornar pura luz.

    ResponderExcluir