sábado, 12 de junho de 2010

OLHAR, PODER, CONTROLE E O MISTÉRIO DO PODER DE DEUS!


Cada olhar é um mundo. Cada mundo um olhar. Por isto o poder absoluto [ou semi-absoluto] é sempre tirânico, pois será a imposição de um único olhar sobre a multiplicidade dos olhares. Daí todo tirano precisar uniformizar os olhares. No nosso mundo tal acontece pelo controle dos meios de comunicação e pela Propaganda.
 
 
Entretanto, também em um mundo como este nosso, especialmente com o advento da Internet, está ficando quase impossível aos tiranos conseguirem blindar as informações que denunciam seus arbítrios de morte. Mas o democracismo de informações patrocinado pelo advento da Internet não durará para sempre... 
 
Sim, os tiranos do mundo conseguirão mais cedo ou mais tarde controlar também a Internet, provavelmente dando a ela a inteligência de censura imposta pelos que se assenhorearem do processo. A Internet é uma explosão de democracia em um mundo com lideranças fixadas na ideia de controle... 
 
Portanto, na hora aprazada, até a Net estará sob o domínio de outros domínios; visto que a vocação dos que almejam todo-poder sempre é conseguir total-controle. Não existe no mundo poder sem controle e nem controle sem poder! Um dos mistérios do Ser de Deus é este: Ele é todo-poder e controla todas as coisas, embora Seu Poder não seja controle e Seu controle não seja o exercício de Poder como força contra a liberdade de escolha. 
 
Na realidade Ele exerce controle na fraqueza dos Seus poderes; e manifesta Poder na total aparente falta de controle. É também por esta razão que o Poder de Deus nunca manipula e Seu controle nunca tiraniza; pois, Ele exerce poder entregando a natureza aos seus próprios ciclos fenomenológicos, e manifesta controle deixando o caos arrumar as novas ordens ocultas em Sua sabedoria. 
 
O Poder de Deus é amor; e o Controle de Deus acontece na Liberdade. Ora, foi exatamente assim que Jesus praticou Deus entre os homens! E foi para este tipo de Poder e Controle que Ele nos chamou; ou seja: para a prática do poder exercido como serviço e fraqueza, e para o controle que se entrega a Deus, ao invés de brigar com os homens. Peça ao Pai que lhe dê este tipo de olhar da vida, dos homens e da própria ação do Poder de Deus na Existência. 
 
Quem entende isto sempre vence, posto que não precise ganhar para ser o vencedor. Nele, que tem poder e é manso e humilde de coração.
 
- Caio