quinta-feira, 22 de março de 2012

Discurso de Paraninfo Redes 2012


Senhor diretor, senhora patronesse, senhor patrono, senhores professores e professoras, senhores pais, formandos e formandas e demais autoridades presentes. Meu cordial “boa noite” a todos. 
Quero, neste momento, falar com os formandos que aqui estão, em especial com os do curso em Tecnologia em Redes de Computadores, acadêmicos aos quais tive a honra, nestes três anos, de acompanhar. Primeiramente vocês foram meus alunos, com o passar dos dias se tornaram amigos e hoje posso dizer que são meus irmãos e irmãs de caminho, luta e conhecimento.
Por favor, prestem bastante atenção em minhas palavras, pois falarei com a alma, com o coração... Quero lhes parabenizar por algo muito bom que aconteceu com vocês. Vocês iniciaram uma caminhada na vereda do conhecimento e agora vocês sabem a direção deste fluir, os horizontes foram abertos e a estrada para a sabedoria esta diante de seus olhos. São poucos os que chegam até aqui, destes, muitos acham que este mover chegou ao fim, ledo engano, há muito chão pela frente. Na verdade este teu tesouro é apenas uma semente que germinará e lhe dará frutos por toda eternidade. Não coma sua semente, plante-a, invistam em vocês, um dia quando não estiverem preocupados ela germinará em ricos frutos, triunfo e graça.
Como disse meu amigo Spiderman, com grandes poderes há grandes responsabilidades, sabe por quê? Por que estamos em guerra! A luz da sabedoria incomoda muito a escuridão da ignorância. Nem sempre vão querer te aplaudir. Nem sempre vão achar você tão popular. Na verdade, muita gente vai te odiar. Vão tentar te roubar, matar e destruir. Como disse antes... A luz incomoda muito a escuridão. Os lobos vão tentar sempre te enganar. Mas quem te enviou é muito maior. Ninguém terá poder pra te derrotar. Você foi escolhido, não escolheu... Pra dar frutos que sejam eternos.
Quando a semente germinar e depois de árvore frondosa lhe vierem os frutos, coma-os e se delicie com a doçura do saber. Não viva uma vida regrada e medíocre, aprenda que nossa missão não é acumular dinheiro e poder, mas viver em abundância para nós e nossos amigos e amados. Use os seus talentos com aqueles que mais necessitarem, eles são a semente, pois conhecimento não se divide, ele se multiplica.
Sua missão, meus queridos soldados, não será pequena, não tenha uma visão humilde do poder que há em suas mentes, almas e corações. Lembre-se que a simplicidade de vida, não é uma vida de penúria e pobreza, mas a humildade está cheia de riquezas. Vocês são tesouros em vasos de barro. A humildade, diferentemente da arrogância e presunção, atrai as pessoas. Neste caminhar é sempre bom dividir a jornada.
Ninguém te encontrará entre os fracos! Nossa luta não é contra carne e sangue, mas contra principados e potestades do ar. Nunca se esqueçam disso! Nossa guerra, não é uma batalha de sangue e violência, mas não é menos épica ou menor, ela primeiramente se processa na alma, é construída na mente e se expressa em palavras e ações. Quando o véu for rasgado e vocês vislumbrarem o campo de batalha, não temam... Maior quem está por nós do que contra nós. 
Aprendam a dominar sua língua, pois é com ela que lutamos. É tua espada. Abram os olhos e olhem ao redor, e vejam o conflito se processando subliminarmente, nos pressupostos e subentendidos. Desperte tu que dormes... Repito o que falei outrora, nossa guerra está no ar, no som e nas diversas mídias tecidas pelos símbolos, palavras e idéias... A vitória, essa sim, acontece no espírito. Faça acontecer... Testemunhe com sua vida... Testemunhe com sua voz! Testemunhe com seu Espírito e Alma!
Falo agora especialmente as mulheres, prepare-se! Sua luta será tão árdua, ou até mais, do que a dos homens. Algumas escondem por baixo da aparência frágil a determinação da águia, a força do urso, a coragem do leão. Constitua uma família, seja feliz e viva intensamente... 
Meus pupilos, quando o dia final chegar, estejam preparados para ele, como um homem que depois de penoso trabalho chega ao lar e pode ver aqueles que ele amou e teve saudades, mas que agora, estão juntos dele para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário